Região 018
Anunciante
ESPORTE  PROJETO DE FUTEBOL COMPLETA UM ANO EM VALPARAÍSO 

O Primeiro Passo foi idealizado por um casal que mora no bairro Riviera 

Anunciante

Nesta última sexta-feira (01), o Projeto Social de futebol conhecido como “Primeiro Passo”, completou um ano de existência na cidade de Valparaíso (SP). Ele tem como foco crianças do bairro conhecido como Riviera. 

 

Amaral e sua esposa Silvana são os idealizadores do projeto. Em entrevista para a reportagem do 018News, Amaral disse que é apaixonado por futebol amador e, antes de criar o projeto, convivia jogando futebol com as crianças na quadra esportiva do bairro e devido à situação as mesmas pediram para que ele ensinasse a modalidade. 

 

Ele dedica seu tempo aos seus comandados e a atitude ganhou o apoio dos pais e vizinhos que doaram os equipamentos como as bolas, coletes para a divisória dos times e cones para praticar os fundamentos, ou seja, o investimento no projeto, acontece com recursos próprios. 

 

O projeto que começou com 7 jogadores, nos dias atuais, conta com 55 atletas tendo como prioridade crianças do bairro. Aumentou pois para o treinador, o trabalho está sendo bem feito. “Muitos querem jogar com a gente” 

 

Cobrança, disciplina e inclusão 

 

De acordo com ele, seu projeto está divido em quatro grupos, sendo eles: Sub-9, Sub-10, Sub-12 até Sub-15. Os treinamentos das categorias de nove e dez anos acontecem de terça-feira e sábado. 

 

Já o grupo de doze anos até os quinze, ainda de acordo com ele, a preparação acontece de terça-feira, quinta-feira e também aos sábados. Além do mais, o treinador informou que irá visitar as escolas de seus atletas, pois devem obter também um bom desempenho no ambiente educacional. “Vou visitar todas” 

 

Dois atletas já foram suspensos por mal comportamento durante os treinos e a ação tem como objetivo punir os esportistas por mal comportamento na quadra. Eles deixam de participar dos programas com o grupo por um período indeterminado e retornam após serem chamados.

 

O objetivo é de que os jovens, independentemente do gênero, voltem com uma maior disposição para participar, um maior respeito pelos demais companheiros e que mudem de atitude. “Eles voltam só com o nosso chamado” 

 

Duas garotas também participam do projeto no bairro Riviera, ambas treinam junto com os meninos. Uma faz parte da categoria de nove anos de idade e a outra garota participa do grupo de até quinze anos. 

 

Amistosos 

 

Poucos dias antes de completar um ano de vida, as equipes do comandante, jogaram contra o bairro conhecido como Asa Branca, o local fica próximo ao Riviera. No entanto, as partidas aconteceram na “Quadra Municipal”. 

 

A quadra fica localizada no centro de Valparaíso (SP). Na ocasião, a equipe sub-13 venceu pelo placar de 4x1 e os atletas da equipe sub-15 perderam pelo placar de 5x3. 

 

Na entrevista, o técnico disse que o desempenho de seus comandados durante as partidas foi positivo e que, devido ao fato e a evolução dos esportistas durante os exercícios, novos jogos vão ser marcados. 

 

Uma alegria enorme 

 

Além de tudo, o Primeiro Passo, também possui o objetivo de ajudar a moldar o caráter dos participantes. Conforme Amaral, a sensação de ajudar é uma alegria enorme. 

 

Ainda conforme Amaral, outro motivo que gera alegria é o fato de notar nos olhos de seus comandados que ambos anseiam em aprender cada vez mais os fundamentos da modalidade. 

 

Suas vivências com o futebol de quadra e de campo da categoria amadora do município valparaisense servem de bagagem para inspirar e potencializar os atletas.

 

O futuro 

 

Em suas redes sociais, na tarde deste sábado (02), o projeto anunciou que um de seus atletas passou em uma peneira do Santos Futebol Clube. Na publicação o atleta foi parabenizado.

 

Além da aprovação, Amaral acredita que, o fato de passar o conhecimento e disciplina para os jovens é motivo para se orgulhar, pois está colhendo bons frutos. 

 

O comandante pensa em continuar com o projeto por inúmeros anos. Para isso, ele conta com a ajuda de sua filha Linda Silva Santos, da sua esposa Silvana Silva, dos colegas Taylon Pereira e Kaique e também do filho Pedro Silva. 

 

O projeto vive com recursos próprios e as pessoas interessadas em ajudar o projeto podem entrar em contato através do link: https://www.instagram.com/primeiropassorivi/

 

Amaral deseja que seus atletas tenham um bom futuro e comentou que irá ajudar da melhor forma possível. "Quero que eles brilhem” 


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.